Facebook Paper – O que é ?

February 1, 2014
by CEscorcio
A partir do dia 3 de Fevereiro o Facebook introduz apenas na sua app de iPhone mais uma novidade que promete revolucionar a maneira como lemos as notícias diárias dos jornais, revistas ou simplesmente a timeline. As primeiras impressões e para quem conhece a app FlipBoard ou Google Play Newsstand é impossível não comentar a sua similaridade no interface, na maneira de virar as páginas com o puxar do canto, com o deslizar o dedo na horizontal para continuar a ler o conteúdo em baixo ou até virar o telemóvel para a esquerda ou direita de modo a ver uma fotografia. Não existe qualquer tipo de botão para pressionar, todo o interface é à base de fotografias que preenchem o ecrã e impede que o utilizador se distraia com outros botões.
O Facebook produziu um excelente vídeo que resume bem o que consistirá esta aplicação para o iPhone assim como o site oficial da mesma.

 

[youtube height=”400″ width=”700″]http://www.youtube.com/watch?v=KhwiBK1QGCA[/youtube]

  

Se esta aplicação funcionar como o Flipboard ou Pulse é uma aplicação que reúne os nossos jornais, revisas ou últimos artigos de sites favoritos e que os pode agregar por categoria e que permite uma leitura mais facilitada do que via browser e evita andar a saltar de site para site. Pessoalmente uso o flipboard diariamente para ler nos transportes públicos, quando se espera por uma refeição num restaurante ou numa pausa matinal para o café para meter a leitura em dia.
Este novo modelo de agregar os jornais, revistas mais conhecidas abre um novo mercado de negócio para o Facebook pois as publicações que queiram ser sugeridas dentro de cada categoria terão que pagar certamente pelo seu destaque e aparecer nos primeiros lugares e assim aumentar os lucros de 43% que vêm de publicidade em mobile. Com esta aplicação o Facebook pretende também voltar a conquistar os utilizadores que tem vindo a perder face a outras redes sociais como o SnapChat ou WhatsApp.

 

Dentro de dois dias todo o mistério será desvendado e certamente que o facto de apenas ser lançado em iPhone servirá como balão de teste para uma versão mais aprumada em Android.

About

Creative and innovative front end web developer with over 3 years experience in coding clean, accessible websites with standards compliant XHTML/HTML5, CSS3, JavaScript (jQuery) and JSTL.
In order to enhance my professional development I keep an interest in current online trends and tomorrow’s technologies,such as mobile first, HTML5/CSS3 and responsive design.

Leave a Comment