WordPress 3.6 – As novidades

August 2, 2013
by CEscorcio
  • Wordpress Version 3.6

Muitos foram os utilizadores que hoje ao entrar no painel da administração do seu blogue que se depararam com a prometida mensagem WordPress 3.6 está disponível! Por favor efectue a actualização.  A ferramenta de gestão de conteúdos open source mais famosa do mundo continua a dar cartas e desta vez a WordPress que já conta com 70 milhões de utilizadores lançou a sua mais recente actualização 3.6 com novas funcionalidades, correcção de erros e reforço da segurança.

Um breve resumo das novas funcionalidades que encontrará na versão 3.6:

  • Um novo tema responsive chamado Twenty Thirteen
  • Revisão de artigos
  • Gravar automaticamente dos artigos
  • Evita a escrita simultânea do mesmo artigo por autores diferentes
  • Video e Audio player em nativo HTML5
  • Novo interface nos Menus

 

[youtube height=”800″ width=”700″]http://www.youtube.com/watch?v=91N2WUeM0NY[/youtube]

 

Analisando mais à lupa:

Sessão

Uma das situações que mais irrita os utilizadores de WordPress é por alguma razão a nossa sessão expirar e se estivermos a meio da escrita de um artigo quando clicávamos em Actualizar o nosso artigo não era gravado e browser redireccionava automaticamente para o ecrã de entrada na administração. Com esta funcionalidade irá aparecer uma caixa/popup de login em cima do artigo que estávamos a escrever sem correr o risco de o perder. A funcionalidade para gravar automaticamente foi também melhorado e agora grava um artigo automaticamente de 15 em 15 segundos.

Revisão de artigos

Revisions in WordPress

É sem sombra de dúvida a melhor funcionalidade que esta versão 3.6 trouxe é a facilidade e rapidez com que se compara 2 versões gravadas dos nossos artigos, qual o conteúdo que foi alterado (cor vermelha e verde) e quem foi o autor da mesma. Basta deslizar a barra cronológica conforme se pretendemos recuar ou avançar no tempo.

Fica a dica se pretende controlar a quantidade de versões do artigo que é guardada para evitar carregar a base de dados terá de ir ao ficheiro wp_config.php e colocar define( ‘WP_POST_REVISIONS’, 3 ); sendo que 3 é o numero de versões, pode alterar para o valor que pretender.

Vídeo / Som

Finalmente podemos colocar conteúdo multimédia alojados no nosso servidor sem ter necessidade de recorrer a bibliotecas externas. É simples como inserir uma imagem da galeria e isto tanto se aplica a conteúdo video como apenas som.

Protecção de escrita simultânea

Funcionalidade bastante importante para quem tem vários autores a escrever no mesmo blogue e que evita duas ou mais pessoas editem o mesmo artigo em simultâneo e que se perca conteúdo entre edições. Se um autor tentar editar um artigo que já está a ser editado por outro, ele receberá um aviso a dizer que o artigo está bloqueado para edição mas pode confirmar se quer mesmo editar. Se confirmar que quer mesmo editar, o autor original irá receber uma janela de aviso e que o impede de continuar a editar o artigo.

Menus

O interface de menus também foi remodelada e se o objectivo era simplificar a meu ver o objectivo conseguido foi exactamente o contrário porque agora agora existem duas janelas para gerir em que local do tema o menu iria aparecer enquanto antigamente estava logo na parte superior esquerda. A única boa alteração nos menus foi a possibilidade de abrir e fechar  as opções da barra lateral esquerda que minimiza a altura do scroll e acredito que este tipo de usabilidade vai começar a ser mais usada noutras secções que têm opções em barras laterais.

Novo tema

Seguindo a convenção dos temas antigos Twenty Eleve,  Twenty Twelve, o tema WordPress nesta actualização é chamado Twenty…Thirteen. É um tema bastante simples e limpo a n

WordPress Themeível de código sendo que foi escrito em HTML5, CSS3 e o tem o interface de apenas uma coluna. Adequa-se totalmente ao ecrã em que está a ser visto seja ele telemóvel, tablet ou um computador e pode ser testado em WordPress Tweenty Thirteen. É unânime que visualmente não é dos temas mais bonitos mas é um excelente ponto de partida para quem se quer começar a aventurar em construir os seus próprios temas de raiz.

Actualização

A actualização para a versão 3.6 pode ser feita como habitualmente por duas maneiras, ou na plataforma directamente nas Definições ou do site WordPress bastando descarregar os conteúdos (5.2MB) e substituir os ficheiros antigos. Antes de fazer esta actualização ou de plugins aconselho à realização sempre de um backup e deixar passar uns dias ou semanas até os plugins serem todos compatíveis, não vá o site ficar corrompido.

About

Creative and innovative front end web developer with over 3 years experience in coding clean, accessible websites with standards compliant XHTML/HTML5, CSS3, JavaScript (jQuery) and JSTL.
In order to enhance my professional development I keep an interest in current online trends and tomorrow’s technologies,such as mobile first, HTML5/CSS3 and responsive design.

Leave a Comment