Fazer iogurte caseiro

O confinamento tem destas coisas, obriga-nos a sair da zona de conforto e a ocupar o nosso tempo livre sem estar a pastelar frente à televisão horas a fio. Acima de tudo o importante é a cabeça activa com novos e diferentes desafios.

Depois da saga de fazer pão em casa e com algum incentivo de colegas de trabalho de como é fácil fazer iogurtes em casa, acabei por desafiar-me e ser desafiado a fazer iogurte caseiro com um método tradicional e sem recurso a uma iogurteira ou termómetro digital.

O iogurte é um excelente snack para um lanche em qualquer plano alimentar, pois é baixo em calorias mas rico em cálcio e proteína. Através deste método percebi que posso poupar bastante dinheiro aliado ao facto de saber o que estou a meter no corpo, sem químicos, elementos artificiais ou açucares adicionados. Experimentem ler as etiquetas de supermercado, é sempre um desafio engraçado mas também assustador.

Com o dinheiro que se poupa, podemos investir em ingredientes de qualidade para enriquecer os iogurtes a nível de sabor como frutos vermelhos, mirtilos, manga, amoras, mel, canela, as opções são infinitas. Devíamos comer alimentos o mais puros e limpos possíveis, evitar ao máximo comida envolvida numa embalagem. Se existe uma comida onde podemos fazer algo por nós sem complicações, o iogurte caseiro é um deles.

Para o processo de fermentação falaram-me da YogurtNest, uma empresa portuguesa que assenta os seus pilares na sustentabilidade e ecologia. Vendem uma “cesta” com materiais têxteis portugueses, com cortiça no seu interior de modo a manter a temperatura ideal, bastando colocar o nosso frasco de vidro e esperar algumas horas até ao produto final. Optei por comprar o modelo Arga Baby por 37€, que funciona também como objecto de design na sala de estar e que suscita sempre alguma conversa quando há visitas cá em casa.

Pode ser algo intimidatório fazer o nosso iogurte caseiro mas na realidade é um processo bastante acessível, que vai sair sempre bem e sem necessidade de um doutoramento da cozinha.

Preparados para pensar “Como é que nunca fiz isto antes?”

Equipamento

1 frasco de vidro que leve 1 litro de liquido

1 panela de alumínio

Ingredientes

Leite Vigor Gordo do Dia

1 Iogurte natural

Preparação

Passo 1: Colocar uma panela ao lume com o leite, mexendo ocasionalmente até atingir os 180º (ou começar a ferver).

Passo 2: Deixar arrefecer até aos 120º ou colocar o dedo mindinho dentro e conseguir até 10 segundos.

Passo 3: Adicionar o iogurte natural ao leite e mexer com recurso a uma colher de pau, de maneira a misturar ambos e que fiquem bem diluídos.

Passo 4: Colocar o resultado da mistura dentro do frasco de vidro.

Passo 5: Enrolar o frasco em panos de cozinha ou cobertor e colocar num lugar quente como um armário do quarto ou dentro do forno.

Passo 6: Após 8 a 10 horas tirar dos panos, sendo que já é possível ficar maravilhado com a textura. Colocar 1 hora no frigorifico para ficar fresco, sendo que quanto mais tempo ficar no frio melhor a textura poderá ficar.

Passo 7: Embora opcional recomendo colocar em frascos individuais já com as misturas de sabores feita, para ser mais prático e rápido na altura do lanche.

Sabores

Infinitos mil ! mel, canela, frutos vermelhos, manga, raspas de limão, raspas de chocolate, morango ou mesmo banana. Podes também adicionar uma base de granola ou aveia quando são frascos individuais.

Custo

Leite Vigor Gordo do Dia – 90 cêntimos

Iogurte natural – 35 cêntimos

Ingredientes para adicionar sabor

Notas

– Dentro da gama dos iogurtes naturais existe uma grande diferença entre marcas.

– Experimentei leite meio gordo mas não ficou tão cremoso a nível da textura, sendo que não também pode ser leite UHT.

– Recomendo o frasco de vidro do IKEA, modelo Korken que custa 2€. É importante ser um frasco que vede bem para evitar perder a temperatura que se pretende.

– Antes de acabar o iogurte podes guardar 60 gramas para voltar a repetir o processo, gastando dinheiro apenas no leite gordo do dia no futuro.

 

Agora é altura de meteres as mãos no tacho e amanhã terás um iogurte fantástico e cremoso para o pequeno almoço.

Deixar um comentário