Futuro da Tecnologia – 10YearsChallenge

Janeiro 16, 2019
  • pic-not

Todos os dias, desde há umas semanas para cá, vemos posts e fotografias sobre as mudanças dos últimos dez anos, o tão famoso 10 years challenge.

Começámos por ver mudanças pessoais, faciais e corporais de cada um dos nossos amigos e conhecidos nas redes sociais, e de repente fomos também confrontados com algumas mudanças mais fraturantes, nomeadamente o degelo, as alterações climáticas, e as diferenças na tecnologia.

A cada ano que passa é mais forte a sensação de que “o último ano passou a correr”, e a verdade é que desde que chegamos à idade adulta é isso mesmo que sentimos. Mas, verdade também é que o facto de estarmos constantemente “ligados” a algo que nos parece imprescindível também faz com que o dia passe a correr.

Qual de vocês nunca sentiu que “de repente passaram duas horas” e a única coisa que fizeram foi scroll nas redes sociais? Sim, sim, bem sei que esta não é novidade nenhuma.

Também sei que contra mim falo, porque enquanto profissional da área digital, contribuo todos os dias para esta constante relação de dependência do universo online.

Nos últimos 10 anos fomos confrontados com o aparecimento de novas redes sociais e até novas profissões como os “influencers”, novas aplicações que nos “facilitam o dia-a-dia”, milhões de horas de vídeos assistidos e páginas consultadas.

As marcas comunicam através de assistentes virtuais com mensagens pré-concebidas, os utilizadores têm cada vez menos paciência para esperar pelo carregamento de qualquer que seja o suporte de conteúdo, e a absorção de conteúdo é cada vez mais efémera.

Onde estaremos a nível tecnológico daqui a dez anos?
Esta será, com toda a certeza, uma reflexão a fazer.

Leave a Comment