Plugins indispensáveis para o sublime text editor
O Sublime Text Editor vai atualmente na sua terceira versão e tem vindo a conquistar cada vez mais programadores não só de front-end como de back-end.
O facto de ser totalmente open source contribui para que a comunidade se reúna à sua volta e construa plugins para facilitar e apressar todo o processo de programação.
Existem também outras ferramentas que ajudam os programadores a superarem as suas tarefas do dia a dia. O Sublime é totalmente gratuito mas oferece a opção de ser comprado por 40 Euros embora isso não tenha nenhum impacto nas funcionalidades existentes entre versões.
Package Control:
Este plugin é o que torna toda a experiência com o Sublime realmente interessante, porque permite uma instalação, atualização de outros plugins, de outros temas que costumizam as cores, tipo de fonte ou mesmo o seu tamanho.
Um dos temas mais utilizados é o Soda, tem um enorme contraste entre as cores de cada tag, do fundo de ecrã e que evita que a vista se canse após longas horas de trabalho.
O Package Control funciona como uma loja com todos os plugins que existem e permite uma pesquisa mais rápida até dentro de categorias. Acaba por ser uma excelente ferramenta também para encontrar novos plugins da comunidade.
Emmet Plugin:
É algo que apareceu dentro do Zen Coding software e que entretanto foi adoptado pelo Sublime, Koala ou Notepad++. Permite fazer HTML e CSS de uma maneira mais rápida através de atalhos facilmente memoráveis, sendo apenas uma questão de dias até absorver toda a mecânica do Emmet.
Por exemplo ul>li*3 vai criar uma lista ordenada com 3 items, div.item irá criar uma div com a class de item ou html:5 e cria toda a sintaxe para um documento ser válido em HTML5.
Relativamente ao CSS, também existem alguns atalhos fáceis de decorar tais como ov-h que vai originar overflow:hidden, o -bdrs que vai criar border-radius com os prefixos para todos os browsers. Deixa de haver a necessidade de decorar todos os 1001 prefixos que existe para não haver problemas de compatibilidade. Simplesmente fantástico.
Sidebar enhancement:
É um excelente extra para se conseguir uma barra lateral mais avançada visto que a barra que vem por defeito é bastante limitada.
Após a sua instalação tem-se acesso a um painel de pesquisa que vai desde a extensões de ficheiros, pesquisa de funções, variáveis pela pasta do projeto e funcionalidades básicas como um renomear, apagar ou mover ficheiros.
Com este plugin também a organização do projetos ganha toda uma nova dinâmica pois permite excluir ficheiros ou extensões do projeto, o que pode fazer com o software fique mais leve pois não necessita de os ter todos em cache.
Existem outros plugins que valem a pena ter debaixo do radar e poderão vir a dar cartas no futuro, o GitGutter que permite a sincronização com o GitHub e o SublimeLinter que é uma versão do JSLinter mas já embebido no software de programação.
Deixar um comentário