365 dias com Outsystems
Um dos mais conhecidos unicórnios portugueses, a Outsystems surgiu em 2001 e veio revolucionar a maneira como desenvolvemos aplicações móveis tanto para Android como para iPhone ou soluções B2B para uso interno e assenta a sua metodologia na rapidez e flexibilidade de desenvolvimento dos seus produtos finais. É uma empresa que está avaliada em mais de mil milhões que tem recebido vários milhões em diversas rondas de investimento e actualmente está perto de valer quase tanto como a Jerónimo Martins ou o grupo Sonae, o que é incrível.
Confesso que desconhecia por completo a tecnologia criada pela Outsystems, visto que o meu foco nos últimos 10 anos tem sido o desenvolvimento frontend de páginas web com diversas complexidades, portais, lojas de e-commerce. Por norma a minha rotina de programação envolvia o uso da plataforma WordPress e a construção de raiz de funcionalidades e design adequados à necessidade e exigência do cliente. Não acho que tenha sido uma má decisão de carreira, mas chegou a um ponto que claramente estava a precisar de fazer uma mudança e apanhar o comboio perdido. Curiosamente conhecia a empresa por ser patrocinadora de um clube de triatlo, mais antigamente conhecido pelo Olímpico de Oeiras.
Tecnologia Outsystems
Um dos grandes problemas da indústria de software mas que não sejam implementados só daqui a 3 anos, porque quando sair para ser usado já estará desactualizado. Vivemos uma época de transformação digital, onde é necessário dotar as empresas de processos rápidos, fáceis e que acima de tudo funcionem
Cada vez mais vejo sair notícias das rondas de investimento. A sua grande vantagem é a relativa baixa curva de aprendizagem, efectivamente é fascinante a rapidez de desenvolvimento.
Actualmente a profissão de programador ou algo relacionado com as tecnologias está em franco crescimento e com uma procura enorme. Se tivesse de aconselhar alunos do secundário actualmente para uma profissão de futuro e um bom salário tanto em Portugal como no estrangeiro, seria claramente esta área.
Mercado em Portugal
Sendo uma tecnologia que nasceu em Portugal, acredito que seja em Portugal que exista um grande investimento no recrutamento mas também na divulgação e cativação de estudantes em últimos anos da faculdade. Uma das grandes razões pela qual tanta startup gosta de investir em Portugal é que porque somos uma mão de obra tecnologicamente bastante qualificada mas também somos muito baratos salariamente em comparação com 80% dos outros países europeus. Estes argumentos, aliados à nossa qualidade de vida, segurança, comida, bom tempo temos tudo para ser o Silicon Valley da Europa.
A minha experiência
Tenho apostado numa grande versatilidade de clientes, porque também além de ser importante um programador saber programar, é também importante compreender o negócio o para páginas web nomeadamente. Faz agora um ano que mudei de tecnologia com a qual tinha vindo a trabalhar nos últimos anos e também o produto final. Tenho aprendido a trabalhar com o Invision, um software totalmente novo.
Tem SQL, o que ajuda imenso
Neste último ano também vi uma gigante mutação da plataforma Outsystems
Era uma plataforma totalmente desconhecida mas é uma excelente rampa de lançamento para quem não tem um background programação.
Ainda está muito obsoleta a nível de acessibilidade e em comparação com que anda a acontecer no mundo do desenvolvimento Frontend mas acredito que com tanto dinheiro que a empresa tem de investidores que isso venha a ser melhorado num futuro próximo
Trabalhei em diversos projectos, tanto para uso interno de empresa como para cliente final
Front End
Ainda nao há curso especifico, ainda não é uma vaga muito comum mas é bom para nao ser tudo igual como era com boostrap apareceu, tudo caixas e caixinhas. less, sass
falta de compiladores, linhas no editor
Vantagens
- Rapido desenvolvimento
- Curva de aprendizamge
- Poucos conhecimentos técnicos
- Escalável
- Deploy de código on the fly
Desvantagens
- Falta de potencial de CSS3
- Não suporta workflows de node
- Não suporta JS6
- Uma comunidade mais robusta
Espero daqui a um ano fazer uma nova actualização do que possa vir a mudar na plataforma 11 de Outsystems, até lá espero vir a partilhar algum do conhecimento técnico adquirido porque há um grande espaço para isso. Mais documentação ! Quero ser full stack, acredito que aqui é onde está mais valor para mim e com a minha experiencia, bagagem e visão
Deixar um comentário