5 ferramentas indispensáveis de desenvolvimento front end
Hoje em dia existem inúmeras ferramentas gratuitas que permitem acelerar o desenvolvimento front end de páginas e aplicações web, desde os compiladores de código aos editores de texto.
Gradientes em CSS3
Esta ferramenta de desenvolvimento front end tem um interface bastante similar ao Photoshop e permite criar gradientes com vários pontos, direções e repetições.
O único contra de usarmos gradientes é que apenas funcionam em IE10, sendo recomendada a utilização do prefixo – webkit – para funcionar nos browsers para mobile.
Koala – Compilador
Numa altura em que os pré-processadores se tornam indispensáveis no desenvolvimento web, também os compiladores vão ficando mais apurados ajudando a reduzir o tempo nos processos de desenvolvimento.
O Koala é uma software gratuito para todos os sistemas operativos e prima pela sua simplicidade no grafismo, que permite, sem grande demora, nas configurações compilar LESS, SASS, SCSS, CoffeeScript ou JS. É uma boa alternativa ao SimpleLESS ou CodeKit.
Responsive – Debug
Com a quantidade de dispositivos sejam telemóveis ou tablets começa a tornar-se complicado desenvolver com a mesma consistência para todos os aparelhos do mercado.
O Responsinator permite visualizar numa questão de segundos o nosso site ao mesmo tempo em 14 smartphones, tablets na horizontal e vertical, embora tenha como único contra não funcionar em offline ou máquinas locais de desenvolvimento.
HTML5 Boilerplate
Será provavelmente a framework mais usada entre os programadores e que permite em questão de minutos ter um excelente ponto de começo para um site responsive (usa o Boostrap) e todas as optimizações de scripts necessários para garantir uma compatibilidade na maioria dos browsers modernos.
É um projeto open source e é atualizado quase diariamente por membros reconhecidos pela comunidade tal como Paul Irish (Google). O ponto alto desta framework é a existência do ficheiro htaccess com as melhores optimizações para a velocidade e segurança para criar um site quase anti-pirateável.
Sublime Text 3
Editores de código são sempre uma questão de gosto pessoal, mas o Sublime Text tem vindo a reunir um enorme consenso e crescimento nos últimos 3 anos, assim como o aparecimento de plugins para ajudar à realização das tarefas.
O Sublime é um editor totalmente grátis, bastante leve e que permite trocar de ficheiros rapidamente, um modo ecrã completo que permite que não haja distrações com emails a chegar e a possibilidade de editar os temas de modo a ter um sistema de cores mais agradável.
Deixar um comentário