Importar Mapas para Garmin Edge

Novembro 29, 2012
  • GarminImport

GarminImport

O Edge 800 e 810 da Garmin é o unico modelo para ciclismo que permite navegação curva a curva através de GPS tal como os modelos de carros ou aplicações Google Maps para telemóvel. A Garmin vende o mapa com todos os países europeus por 35€ com cartão microSD incluído mas felizmente existe a alternativa totalmente gratuita chamada OpenStreetMap. O projecto OpenStreetMap é desenvolvido pela comunidade sem fins lucrativos onde existe a opção de fazer uma doação através de PayPal facultativa. Existe dois sites que permitem o download dos mapas OSM o Wiki Open Street Map que apresenta uma lista de vários países, continentes e a frequência com que é actualizado e outra alternativa que abordo neste artigo do site holandês Garmin openstreetmap que é mais rápido e completo. Para ambos os sites recomendo um cartão de memória microSD de 4GB (o máximo que Garmin suporta).

O grafismo do Garmin.openstreetmap.nl é bastante simples e directo. Primeiro tem de escolher que tipo de mapa pretende entre o Generic Routable que é mais completo tanto para navegação de carro a pé ou bicicleta de estrada e o Routable Bicycle que é mais vocacionado para encontrar locais seguros para pedalar e ciclovias.

  • Posteriormente existe duas maneiras de obter os mapas que pretende ou através da lista de cada continente/pais ou pode fazer uma escolha manual de vários países ou regiões. No 5º passo basta introduzir o nosso email para e passando alguns minutos um email será enviado com uma página onde poderemos fazer o download. Nessa página podemos ver dentro de quanto tempo o nosso ficheiro estará disponível para download pois existe uma lista de espera dependendo do tráfego e o ficheiro é mantido no servidor durante 60 horas.
  • Após o download do ficheiro ligue o Garmin ao computador, abra a pasta Garmin e coloque o ficheiro gmapsupp.img na mesma.
  • Para usar o novo mapa este tem de ser activado no Garmin bastando para isso ir a Menu > Icone da Ferramenta > Sistema > Mapa > Informações do mapa e selecionar o nosso mapa que deverá ter as siglas de OSM no título. Tenha sempre os outros mapas desactivados para evitar conflitos.

Dica: Se quiser usar um percurso realizado no computador terá sempre de activar a opção de navegação “Orientação de curvas”. Menu >Percursos > Selecionar o percurso, carregar no icone da ferramenta, escolher activar e carregar no botão grande verde “ir” para o nosso percurso ser carregado e estar pronto a navegar passando uns segundos.

 

Boas pedaladas com navegação.

Deixar um comentário