Ignorar ficheiros no GitHub
Seja em WordPress, React ou simples projecto de email marketing existem sempre ficheiros que não existe a necessidade de submeter para o controlo de versões ou de mover para o ambiente de qualidade ou produção do cliente.
Por norma colocamos um ficheiro com o nome .gitignore na root do projecto, e dentro do mesmo algumas regras
É importante ignorar determinados ficheiros nos projectos, sejamos ou não o único programador envolvido.
O que é
Este ficheiro permite que o nosso repositório de código esteja mais limpo ignorando ficheiros que não necessários. A grande vantagem é manter o repositório com um tamanho normal e que pode ser especialmente util quando trabalhamos em projectos grandes e com diversos colegas.
Como boa prática, eu prefiro adicionar pastas ou extensões de ficheiros a serem ignoradas ao invés de ficheiro a ficheiro, porque a manutenção será de loucos. Como vou eplicar de seguida, por norma são sempre o mesmo tipo de ficheiros ignorados e que não queremos movidos de ambiente de desenvolvimento para um ambiente de qualidade ou produção.
Quando usar
Que ficheiros ignorar
Dependency directories, such as /vendor or /node_modules .
logs
backups
workspace do Sublime
# ignore log files and databases *.log *.sql *.sqlite
Exemplos
Caso sejam programadores de outras linguagens, recomendo que experimentem o site https://www.toptal.com/developers/gitignore que vos dá logo um gitignore base ou caso sejam programadores de WordPress onde o grande objectivo é ignorar ficheiros da plataforma e não do tema.
Padrões
* is used as a wildcard match
/ is used to ignore pathnames relative to the .gitignore file
# is used to add comments to a .gitignore file
Como fazer
https://www.toptal.com/developers/gitignore
Dicas
git status –ignored
Deixar um comentário