Triatletas a seguir no Youtube

Agosto 28, 2019

A maneira como consumimos conteúdos lúdicos tem estado em constante mutação nos últimos anos. Felizmente hoje em dia podemos escolher o que queremos ver, quando queremos ver, e de quem queremos ver.

No artigo deste mês dou-vos a conhecer os canais de Youtube que tenho subscrito, sendo que este tipo de conteúdos não vejo em casa sentado no sofá ou no trabalho mas sim apenas e só nos rolos de treino indoor. São na grande maioria vídeos leves e divertidos de situações do dia a dia ou de treinos, onde há sempre algo a aprender em cada um deles.

Nos últimos anos, uma das maneira que os atletas têm para dar visibilidade aos seus patrocinadores e a si mesmo é através das redes sociais. Honestamente, acho que é tudo mais do mesmo, criou uma sensação de saturação e fica complicado diferenciar uns dos outros porque a oferta é muita.

Os conteúdos de vídeo em canais do Youtube vão certamente crescer muito mais nos próximos meses mas por agora sugiro a seguinte lista pela ordem da minha preferência

Atletas Estrangeiros

Lionel Sanders – A verdadeira besta da inspiração ! Quem procura um atleta que não tem qualquer problema em partilhar os seus dados de treinos, que fala abertamente do desporto e que adora treinar indoor, este é o canal. Provavelmente será dos atletas profissionais que mais soube tirar partido das plataformas digitais para obter mais visibilidade. Com ele a questão será sempre se é este o ano que ganha o campeonato de mundo Ironman em Kona.

Sebastian Kienle – Atleta alemão de topo, sempre bem disposto, não tem uma grande cadência de conteúdos, mas é sempre um prazer ouvir as suas dicas de treino e os resumo pós-prova.

Laura Philipp – Adoro o canal mas infelizmente os conteúdos falados são sempre em alemão, e muito poucos são traduzidos em inglês. As legendas automáticas do Youtube são um bocado fracas mas dá para entender minimamente a mensagem. Provavelmente a par da Lucy Charles, são as atletas de longa distância de referência no Youtube.

Breakfest with Bob – É um canal que basta ouvir porque são sempre entrevistas a atletas, podendo ser também um podcast perfeito para o trabalho ou mesmo viagens no carro. Esta rubrica é mais conhecida pelas entrevistas na altura de Kona, e mesmo não primando muito pelos conteúdos técnicos, funciona muito bem para conhecer os atletas de uma maneira diferente.

Dave Scott – Mais conhecido pelo “The Man”, vencedor do mundo de Kona por 6 vezes, partilha frequentemente pequenos clips com dicas sobre treino e nutrição. São conteúdos técnicos mas sempre com muita sabedoria, sendo que dou por mim a voltar aos vídeos para tirar e escrever notas.

Eric Lagerstrom e Paula Findlay – Um dos mais recentes canais que sigo com um conteúdo semanal deste casal de tri-atletas profissionais. Claramente com o passar do tempo nota-se um esforço na qualidade das imagens, nos detalhes técnicos, uso de um drone, sendo que é tudo produzido e editado por eles.

Ben & Sarah TrueTube – Mais um canal de Youtube de um casal, mas tendo a particularidade do Ben True ser apenas corredor profissional de atletismo. O que mais gosto nos vídeos, é a genuinidade e sinceridade de tudo o que falam, é quase como se tivesse à mesa com eles a beber café e a conversar partilhando opiniões. É sentar, ligar a máquina de filmar sem grandes preocupações e falar. Sometimes less is more.

Talbot Cox – Para quem gosta de um canal com paisagens lindas, excelentes planos de imagem e uma grande cultura visual. Infelizmente não tem uma grande cadência de vídeos, talvez mensal, e apesar de não ser um triatleta, é um videógrafo que trabalha com imensos atletas profissionais e revistas, partilhando cenários de sonho.

Effortless Swim – Dedicado apenas a nadadores seja de piscina seja de águas abertas. Todas as sextas há sempre um novo video de análise a técnica de nado onde tento sempre absorver apenas e só uma dica, focando-me na semana seguinte em melhorar isso em treino. Podem também ouvir os podcasts mas sinceramente como a natação é algo super técnico, eu preciso de ver o video e não apenas ouvir em som de fundo.

Triathlon Taren – Pessoalmente já gostei mais dos conteúdos deste canal e já estive mais longe de remover a subscrição do mesmo. Visto que não é um atleta profissional mas sim um atleta amador que vive do Youtube, começou a enveredar para a promoção dos seus livros, dos seus cursos ou e-books e chega a uma altura que as dicas de treino e nutrição são sempre as mesmas. Mas é um excelente canal, principalmente para triatletas iniciantes.

Portais de informação

GTN – Provavelmente o canal de referência com notícias, dicas de treino, resultados de provas, concursos de give aways e alguns unboxing com produtos e novidades do mercado. Não é um canal propriamente para absorver conteúdos técnicos mas mais para ficar a par do que se passa no mundo do triatlo.

GCN – Pertence à mesma produtora da GTN e é um canal de youtube 100% relacionado com ciclismo com diversos apresentadores super dinâmicos e conteúdo bastante relevante. Entretanto este canal cresceu imenso nos últimos anos e já existem derivações para Italiano, Espanhol, Japonês, Competições/Provas, Equipamento/Manutenção e BTT.

Portugal

Fernanda Keller – Uma verdadeira lenda brasileira e do desporto de endurance. Participa consecutivamente no campeonato do mundo Ironman no Havai há 23 anos consecutivos e obteve 14 vezes top 10. É claramente uma pessoa que inspira outros, tem uma abordagem muito espiritual na vida e gosto de ver a sua resiliência no treino ano após ano, dando verdadeiras lições com os seus 55 anos.

Hélio Fumo – Gigante atleta de trail que faz fumo por onde passa. Ainda está a começar nos conteúdos de video mas tenho a certeza que vai ser um canal com a sua personalidade divertida, humilde e genuína.

Emanuel Rolim  – Conteúdos mais relacionados com o atletismo mas é sempre bom conhecer o dia a dia, treinos e estágios de um atleta profissional.

 

Caso tenhas mais sugestões podes deixar nos comentários outros canais de Youtube que gostes 🙂

Leave a Comment